PROJETO GERONTOLÓGICO
Fiz a escalada da montanha da vida, remoendo pedras e plantando flores
(Cora Coralina)
O projeto Gerontológico Congregacional se constitui a partir de duas perspectivas: qualidade de vida global e desenvolvimento humano. Como um processo que se estende por toda a vida.
A qualidade de vida global faz referência a um processo multidimensional, integrado por condições de saúde e funcionalidade, ambiente construído, ambiente social de aceitação, respeito e valorização, oportunidades para desenvolvimento, atividade e participação, e bem-estar psicológico, incluindo a espiritualidade.
O envelhecimento deve ser entendido como um processo gradual de declínio que se acelera a partir da quinta década de vida. Acredita-se que inclui ganhos evolutivos. São exemplos de ganhos evolutivos: a sabedoria, o controle emocional, o autoconhecimento e a aceitação de si, presentes em pessoas idosas, mesmo na presença de perdas, riscos e adversidades da velhice.
O projeto tem os seguintes objetivos
- Melhorar as condições de qualidade de vida das irmãs idosas e não idosas, com e sem fragilidade e dependências;
- Oferecer oportunidades para que as Irmãs possam encontrar novos significados de vida, compatíveis com a mística da Congregação, na presença da fragilidade, da dependência e da finitude, e dar oportunidades de acompanhamento da vida até os seus limites, mediante a prática de cuidados paliativos, obedecendo aos princípios da bioética, aplicada ao envelhecimento e aos princípios da vida cristã para que as irmãs tenham mais qualidade de vida.