Menu Fechar

Vídeos

vídeos

Mulheres Protagonistas na Visão Geral da Bíblia

Vídeo reportagem feito com Irmã Mercedes Lopes, da Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado. Mestra e doutora em Ciência da Religião, pela Universidade Metodista de São Paulo. É teóloga e biblista feminista com uma longa experiência na prática da educação popular e como colaboradora do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), no Brasil e América Latina. Neste documentário, ela faz uma abordagem da visão geral das mulheres na Bíblia. (1ª Parte).

Feito em 09/5/2020, por frei Gilvander Moreira, assessor da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), do CEBI, e Movimentos Sociais de Minas Gerais.

Mulheres Protagonistas na História do Povo de Deus

Mulheres Protagonistas na História do Povo de Deus, na Bíblia. Por Irmã Mercedes Lopes, do CEBI. Vídeo 2 – 14/5/2020. Filmagem, edição e divulgação: Frei Gilvander Moreira, assessor da CPT, das CEBs, do CEBI e dos Movimentos Populares em Minas Gerais.

Mulheres Discípulas de Jesus desde a Galileia

Mulheres Discípulas de Jesus desde a Galileia, por Irmã Mercedes Lopes. Vídeo 3 – 14/05/2020. Gravação Frei Gilvander Moreira.

A pertença de mulheres ao movimento de Jesus dificilmente pode ser contestada, mas precisa ser compreendida a partir da caracterização do movimento de Jesus como um movimento itinerante que escolheu seguidores e seguidoras entre os empobrecidos da sociedade. E, considerando também que a sociedade do século primeiro, na região da Galileia ou Síria, tinha um padrão androcêntrico e patriarcal, que exercia dominação sobre a mulher. No entanto, as mulheres são tidas como exemplos de discipulado.

Testemunho de Mercedes Lopes

Neste vídeo Irmã Mercedes Lopes fala de sua experiência de vida em missão nos tempos do Concílio Vaticano II e Segunda Conferência Geral do Episcopado Latino-americano que se realizou em Medellín, na Colômbia no período de 24 de agosto a 6 de setembro de 1968.

Leitura Popular da Bíblia, por Irmã Mercedes

Leitura Popular da Bíblia, por Irmã Mercedes Lopes, do CEBI. 09/5/2020.

A Bíblia é reconhecida e acolhida pelo povo como Palavra de Deus. Esta fé já existia antes da chegada da leitura popular da Bíblia. Ao ler a Bíblia, o povo das comunidades traz consigo a sua própria história e tem nos olhos os problemas que vem da realidade dura da sua vida. A Bíblia aparece como um espelho (Heb 9,9; 11,19) daquilo que ele mesmo vive hoje. Estabelece-se, assim, uma ligação profunda entre Bíblia e vida. Na realidade, é uma leitura de fé muito semelhante à leitura que faziam as comunidades dos primeiros cristãos (At 1,16-20; 2,29-35; 4,24-31) e os Santos Padres nos primeiros séculos das igrejas.

Missa 90 Anos Congregação Missionárias Jesus Crucificado

Arquidiocese de Campinas tem a graça e o orgulho de ser o berço do nascimento da Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, fundada em 03 de maio de 1928 por Dom Francisco de Campos Barreto, 2º Bispo de Campinas, e Madre Maria Villac.

Caminhando a luz da história MJC

Este documentário apresenta de uma maneira sintética como se deu o processo histórico da fundação da Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, como também, experiências de missão das Irmãs em vários lugares onde estão inseridas.

A PEQUENA CASA DA CRIANÇA

Este vídeo apresenta um pouco da história da Pequena Casa da Criança, situada na cidade de Porto Alegre. É uma instituição que foi fundada em 15 de agosto de 1956 pela Irmã Nely Capuzzo, da Congregação Missionárias de Jesus Crucificado, e desde 2002 é dirigida pela Irmã Pierina Lorenzoni, da mesma Congregação.

60 anos do Colégio Dom Barreto

O vídeo apresenta uma singela homenagem ao Colégio Dom Barreto, situado em Campinas/SP, pelos seus 60 anos de atuação como uma instituição educacional que preza pelos valores cristãos e oferece educação infantil, ensino fundamental e médio.

VIDA E MISSÃO NUMA IGREJA EM SAÍDA

A VIDA É MISSÃO, EU SOU MISSÃO, A IGREJA É MISSÃO

SÍNTESE DA CAMINHADA DA ASSOCIAÇÃO DAS MISSIONÁRIAS E MISSIONÁRIOS EXTERNOS.

CELEBRAÇÃO DO CENTENÁRIO DA AME