Menu Fechar

Nossa História – Primeiro Volume

NOSSA HISTÓRIA – Primeiro volume

Organizadoras: Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado da equipe de História Congregacional

O livro NOSSA HISTORIA é o fruto de uma longa caminhada, nascida de um pequeno subsídio chamado de “Caderno Verde”, de 1983, que relata uma síntese da Histona da Congregação no contexto dos principais fatos da realidade brasileira e da Igreja.

Ao ler este livro, é possível perceber as marcas deixadas pelas Missionárias de Jesus Crucificado na missão dentro do Brasil e além-fronteiras. Os passos do “ir em busca dos mais necessitados” estão registrados. A caminhada missionária que se fez foi sustentada pela busca da harmonia do “pé em casa e pé na rua”, como desejavam os fundadores: uma Congregação em saída.

Os fundadores da Congregação, Dom Francisco de Campos Barreto e Madre Maria Villac, são apresentados no primeiro capítulo destacando traços característicos, educação e o ambiente de fé de suas famílias, base sólida de vivência cristã e da futura missão que Deus havia de lhes confiar.

O pequeno grupo de onze moças foi aumentando, foi se organizando, e a sementinha lançada cresceu e se expandiu, ultrapassando, de início, os limites do Estado de São Paulo (1932) e, mais adiante, as fronteiras do Brasil.

Ainda nova, a Congregação foi se fortalecendo na identificação com Cristo Crucificado, como podemos captar na vida dos Fundadores e, mais adiante, na crise Congregacional descrita a partir do terceiro e quarto capítulo e que se seguiu ao longo dos anos.

Apesar da crise que afetou a Congregação, a Igreja, no período pós-conciliar, a sociedade brasileira (1964 – 1984) e toda a América Latina, com as ditaduras militares, a pequena semente brotou, frutificou, foi podada muitas vezes, amadureceu interiormente na sua espiritualidade e iniciativas apostólicas.

Entre luzes e sombras, a caminhada missionária continuou, regada pelo sofrimento do povo. Com as luzes da esperança que trouxe o Concilio Vaticano II e as perspectivas apostólicas para toda a Igreja e para a Congregação.

Seu carisma “ ir em busca dos mais necessitados” foi sendo atualizado com sensibilidade de escutar o Espírito que fala na história, em cada tempo e em cada lugar.