Menu Fechar

Formação

Formação

FORMAR É CRESCER E CRESCER É VIVER.
FORMAÇÃO É ASSIM, VIDA NO SENTIDO MAIS AUTÊNTICO DA PALAVRA.

PROJETO REDE DE COMUNIDADES FORMADORAS

A Formação Inicial na Congregação se dá através da Rede de Comunidades Formadoras, comunidades inseridas em lugares estratégicos, com missão focalizada nas juventudes, possibilitando a itinerância das formandas em vista do crescimento e aprofundamento da Vida Religiosa Consagrada, como MJC.

A palavra força “Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês permaneça. O que eu peço é isso: amem-se uns aos outros” (Jo. 15, 16a-17)”, norteia a formação das jovens com MJC.

A identidade da Rede de Comunidades Formadoras (RCF) tem três eixos fundamentais para a Vida Religiosa Consagrada: Vida fraterna/Interculturalidade, Espiritualidade e Missionariedade.

Em consonância com a vivência destes três eixos, as Comunidades da Rede vivenciam o Processo Formativo da Congregação e buscam ser: casa aberta, acolhedora e solidária. Comunidades capazes de seduzir e animar novas vocações.

Em termos de organização e opção, a Rede de Comunidades Formadoras se insere em lugares estratégicos possibilitando às formandas vivenciar seu processo formativo no meio popular, assumindo as lutas e dores do povo.

Atualmente as Comunidades Formadoras estão no Brasil: Ceilândia/DF, Campinas/SP e Sucesso/CE; em Moçambique – Nampula; em Angola –  Malanje e Luanda.

A equipe assessora da formação acompanha as comunidades através da elaboração de material de estudos para as formandas, visitas e planejamento.