
Sagrado Coração de Jesus – Fonte de Misericórdia e Compromisso com os Pobres
No dia 27 de junho, a Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, um convite profundo à contemplação do amor incondicional e misericordioso de Cristo por toda a humanidade. Esse coração, transpassado na cruz, é símbolo do Deus que ama com ternura, que se aproxima dos feridos, que sofre com os que sofrem e que não se cansa de perdoar.
O nosso saudoso Papa Francisco, em diversas ocasiões nos recordava que o Coração de Jesus é a expressão mais forte da compaixão divina. Para ele, contemplar esse Coração é deixar-se envolver por um amor que nos transforma e nos envia. Como ele afirma na Evangelii Gaudium, “o coração de Cristo está próximo dos pobres, dos excluídos e dos que mais sofrem”. Por isso, o verdadeiro culto ao Sagrado Coração não se limita à devoção pessoal, mas se traduz em atitudes concretas de misericórdia, justiça e solidariedade.
Celebrar o Coração de Jesus é deixar-se tocar por um amor que não se fecha em si mesmo, mas se derrama no cuidado com o próximo. É ser chamado a ter “os mesmos sentimentos de Cristo Jesus” (cf. Fl 2,5), acolhendo os que mais precisam, perdoando, servindo, doando-se sem reservas.
Como Missionárias de Jesus Crucificado, esta solenidade nos interpela profundamente. O Coração de Jesus nos envia a “ir em busca”, a nos aproximar com compaixão, a servir com ternura, sobretudo os empobrecidos e os crucificados do mundo de hoje.
Que, ao celebrarmos o Sagrado Coração de Jesus, deixemos que o nosso coração se configure ao d’Ele: um coração aberto, disponível, cheio de misericórdia e compromisso com a vida.
Sagrado Coração de Jesus, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!
