Itinerário para quem aceita perder – Mc 9, 9,30-37 (Ano B)
No campo social e político, a questão do poder continua a ser um desafio fundamental. Nos ambientes tradicionais e fundamentalistas, há uma cultura do autoritarismo, considerado como liderança. No entanto, mesmo nos movimentos populares e nos grupos que optam pela transformação do mundo, o desafio do poder também é muito presente. Políticos progressistas se comportam como coronéis e é comum que a ambição pessoal continue a ser o modo “normal” de agir das pessoas.
Nas Igrejas cristãs, apesar de que, conforme os evangelhos, Jesus propôs uma total reviravolta nas relações de poder, desde os tempos mais antigos, a questão do poder tem sido fonte de divisão entre os ministros e de conflito por predominância entre as Igrejas locais.
Em nossos dias, o Papa Francisco tem denunciado o clericalismo como verdadeira chaga na Igreja. No entanto, a divisão entre clérigos e leigos(as) é tão arraigada que, mesmo uma proposta importante como a Sinodalidade, apresentada pelo Papa como “modo normal da Igreja ser”, esbarra na cultura eclesiástica, que confunde ministério com hierarquia e aceita sinodalidade, desde que salvaguarde o poder do clérigo ordenado.
É a partir dessa realidade e desse apelo de Jesus à conversão que podemos reler e procurar entender o evangelho meditado neste XXV Domingo Comum do ano B: Marcos 9, 29-36.
O contexto histórico parece ser o fato de que Jesus já não atuava mais com a multidão. Embora ainda estivesse na Galileia, agia como se fosse clandestino. Não queria que as pessoas soubessem da sua presença.
A experiência humana revela que ninguém opta pela clandestinidade simplesmente porque gosta de se esconder ou prefere ser incógnito. Geralmente, as pessoas entram na clandestinidade para salvar a vida ou poder realizar algo que seria impossível fazer publicamente. O Evangelho explica que Jesus se colocou como clandestino porque se dedicava a formar os discípulos(as), preparando-os para o grande trauma que seria a sua prisão e morte na cruz.
No tempo de Jesus ou mesmo décadas depois, na época em que o Evangelho foi escrito, o que significava preparar alguém para aceitar a cruz? Mesmo hoje, como nos preparamos para assumir a cruz?
Desde a Idade Média, desenvolveu-se um Cristianismo dolorista que falava da cruz como a capacidade de aceitar sacrifícios e dores. Nas Igrejas, predominava uma espiritualidade baseada no que, então, se chamava de mortificação. Hoje, optamos por uma fé centrada na vida e na alegria, não na dor. No entanto, no tempo de Jesus, na Palestina, não se poderia imaginar um Messias que se propunha a libertar o povo e aceitava ser preso, condenado pelo império e morto na cruz, como era o suplício imposto aos rebeldes e subversivos políticos na época. Para os discípulos e discípulas de Jesus, esse foi o maior dilema: conforme a cultura deles e a cultura religiosa até hoje comum, se a pessoa é de Deus, Deus está no comando e o sinal disso seria a vitória contra os inimigos. Se as coisas não acontecessem assim, isso não seria de Deus, pois Ele não aceitaria o fracasso e a cruz.
Esse foi o desafio de Jesus: assumir a missão de Cristo (Messias) e fazer as pessoas compreenderem que Ele cumpriria sua missão libertadora não pela vitória política contra o império e sim ao dar sentido positivo e fecundo à entrega da sua vida. Ele tomou como meta da sua missão não a tomada do poder, mas a inserção na condição de condenado pelo sistema político. Ao assumir a cruz, Jesus revela uma nova proposta de relações humanas e de organização da sociedade, baseada no amor gratuito e incondicional, na justiça como condição para a Paz e no cuidado com a Vida em todas as suas dimensões.
A primeira parte deste texto do Evangelho de hoje contém a segunda advertência que Jesus fez aos discípulos avisando o que iria sofrer em Jerusalém. A segunda parte mostra a conversa mais íntima e tranquila que ele teve com o seu grupo quando chegou em casa (a Igreja doméstica). Essa conversa teve como tema os conflitos de poder que Jesus percebia no grupo e sua proposta de que, para ser discípulo(a) dele, a pessoa tem de tomar o lugar de serviço e não de poder.
Tanto a predição de Jesus sobre a sua cruz quanto a conversa sobre o poder na comunidade dos discípulos foram entendidas de forma espiritualista, e nem uma nem outra parece ter sido compreendida pelos discípulos. O exegeta espanhol Jabier Pikassa comentou este evangelho, afirmando:
“O que Jesus critica não é o ‘egoísmo’ na busca de cargos. Jesus é contra a própria existência de cargos na Igreja (Mc 9, 35-37). Geralmente, os eclesiásticos interpretam as palavras de Jesus como uma crítica ao simples autoritarismo. Se se tratasse de uma discussão sobre formas de exercer a autoridade, seria um problema secundário que se resolveria com uma ética de boa conduta. No entanto, o problema não é de formas e sim de princípios. Não se trata de mandar bem ou mal, e sim de não mandar. Não se trata de governar sem egoísmo e sim de superar o próprio governo, superando assim toda lógica humana, na linha da gratuidade, como fazem as crianças e é uma criança que Jesus apresenta como modelo”.
Em pouco tempo, já nas primeiras gerações da Igreja, santos bispos como Clemente de Roma, Irineu e outros, interpretaram os textos evangélicos para dizer que Jesus instituiu sacerdotes e colocou Pedro como Papa na Igreja. Desde o começo da Igreja, sempre houve luta pelo poder entre ministros e estes lutaram para evitar a cruz e serem aceitos pela sociedade.
Se prestarmos atenção à linguagem, os discípulos perguntavam quem seria o maior e o mais importante. Jesus responde que não se trata de ser primeiro. Deve-se procurar ser o último. E no anúncio da cruz, a expressão que Ele usa é “se entregar”. O Filho do Homem vai ser entregue…
Na realidade, tanto a palavra sobre a cruz quanto a palavra sobre o “antipoder” podem ser compreendidas a partir do princípio de que é preciso entregar a vida para ganhá-la definitivamente (Mc 8, 35). Ao dar a própria vida, Jesus dá o exemplo do que acabava de afirmar como Mestre. Morre como um lavrador que se revolta contra o império. Para o mundo, sua morte é humilhante e vergonhosa. Para os discípulos(as), essa doação da vida se torna referência de entrega e consagração, a qual todos nós somos chamados(as).
Em nossos dias, a rebelião dos povos indígenas do Sul do México, organizada como movimento zapatista, se tornou pública no ano novo de 1994, na segunda metade do século XX. Atualmente, organiza a região de Chiapas em “caracoles”, formas circulares e comunitárias de governos municipais. Ali, o princípio básico é “mandar obedecendo”. Não há chefe, nem comandante, apenas um(a) representante do governo colegial, chamado de “bom governo” e esses(as) são sub-comandantes. O “mandar obedecendo” é o princípio ético de relações novas nesta região.
De acordo com o Evangelho de hoje, a ressurreição de Jesus não é uma vitória através do poder e pelo poder, como até hoje cantam algumas canções do tempo pascal, mas uma afirmação da Vida e do Amor a partir do fracasso, da humilhação e da morte. O Evangelho de hoje traz para nós a grande boa notícia de que, um dia, será possível aceitarmos (tomara que logo), que quem na entrega da vida e no jogo do amor perde, acaba ganhando e, ao mesmo tempo, deixa o desafio de como ver ressurreição e vida em meio a tantas calamidades e sofrimentos dos povos crucificados de hoje e das nossas crucifixões de cada dia…
Reflexão por Marcelo Barros