Menu Fechar

NOSSA HISTÓRIA – Segundo volume

NOSSA HISTÓRIA – Segundo volume

A CONGREGAÇÃO CONTINUA A SUA CAMINHADA: PERÍODOS DE COORDENAÇÃO – 1983 a 1995
ORGANIZADORAS: Irmãs: Elsa Marquez, Lindinalva Gomes da Silva e Maria Hylma Lopes Ceva

Resgatar a história da Congregação significa reler o passado a partir do contexto atual e reacender a chama da nossa vocação missionária. Atualizando o nosso carisma, para que ele seja uma resposta dinâmica, significativa e questionadora para o século XXI.
Este segundo volume do livro Nossa História registra o período de três equipes de Coordenação Geral: Irmã Edwirges Vannucchi (1983 – 1987), Irmã Welma Andrade Wanderley (1987 – 1991), e Irmã Maria Hylma Lopes Ceva (1991 – 1995).

Ao descrever experiências de 12 anos de trajetória missionária, busca recordar e narrar protagonismo de uma história tecida em mutirão, que estabelece parcerias com o povo, especialmente os mais pobres, abrangendo comunidades, igrejas, Congregações, CRB, CNBB, movimentos sociais, entre outras organizações. É importante perceber, na leitura dessa caminhada, que ir adiante sempre perpassa o cotidiano da vida missionaria das Irmãs, quer seja pelo ir a lugares mais necessitados no Brasil ou em outros países. Seja pelo estar com o povo, por meio de visitas de casa em
casa, das festas, das rezas e das reuniões, tecendo relações de amizade antes de iniciar um trabalho organizado.
Nesse registro histórico, o processo de formação na caminhada congregacional, cujos pilares estão fiando numa prática libertadora, incultura-se no meio dos pobres, considerando a própria pessoa como agente desse processo, que é permanente e
integral.

O aprofundamento de uma mística encarnada, comprometida com a transformação e a construção de uma nova sociedade, foi priorizado, a partir de uma leitura bíblica na ótica dos pobres, favorecendo uma síntese entre fé e vida.