Menu Fechar

Missionárias em Angola: Semeando a Fé e Transformando Vidas na Vila Kiaxi

Em Luanda, Angola, a comunidade Santa Teresinha das Missionárias de Jesus Crucificado é um verdadeiro farol de esperança e compromisso profético. Nesse espaço de acolhida e crescimento, futuras missionárias encontram um ambiente propício para o amadurecimento espiritual e a preparação para o serviço à Igreja.

A comunidade é composta pelas Irmãs Cecília e Eliene Brito, além das formandas Imaculada da Conceição, Isabel Martins, Angelina Faustino, Teresa Tambi e Paulina Yango. Juntas, elas vivenciam um programa formativo abrangente, que inclui estudos teológicos e espirituais, reflexões sobre a vida cristã e humana, momentos de oração pessoal e comunitária, retiros espirituais, além de atividades práticas, como artesanato e trabalho comunitário.

“O tempo de formação tem sido de grande aprendizado, descoberta, escuta e experiência profunda de Deus e de si mesma. Procuramos nos conhecer a cada dia e fortalecer a amizade no seguimento de Cristo”, afirma a Irmã Imaculada da Conceição Celestino de Castro.

Além da formação interna, as irmãs e formandas estão profundamente inseridas na vida da comunidade local, especialmente na Paróquia Beata Anuarite Nengapeta e nas comunidades de São Martinho de Lima e São José do Sossego. A atuação das missionárias inclui o acompanhamento de grupos da IAM (Infância e Adolescência Missionária), fazem pastoral, com maior destaque para a catequética e vocacional, bem como celebram a Palavra e distribuem a Eucaristia, levando o Evangelho e o amor de Cristo às famílias.

A Irmã Eliene Brito Correia, ressalta a importância do trabalho em rede, destacando uma experiência enriquecedora: “Durante dois meses, ajudei na formação de trabalhadores da empresa ESA, a convite da engenheira Esdra Dias, uma amiga brasileira. A iniciativa envolveu segurança alimentar, higiene e aproveitamento de plantas medicinais em diversas regiões de Angola, como Viana- Luanda, Kwanza Norte e Malanje. Essa vivência nos mostrou como a missão se fortalece quando trabalhamos em parceria com outras instituições“.

A atuação das Missionárias de Jesus Crucificado em Angola é um testemunho vivo de fé, solidariedade e compromisso com a transformação social, tornando-se instrumentos do amor de Deus na construção de um mundo mais fraterno e esperançoso.