
Chamadas a seguir Jesus Crucificado: mulheres semeadoras de esperança profética na Interculturalidade!
Na diversidade dos rostos, pulsa o mesmo desejo profundo: seguir Jesus Crucificado e ser presença de esperança onde a vida mais clama. Somos a Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado, mulheres consagradas que, tocadas pela força do Mistério Pascal, desejamos viver e anunciar a vida que nasce da cruz, a luz que brota em meio às sombras, e a esperança que ressurge mesmo nas situações mais desfiguradas pela dor e pela exclusão.
Em meio à simplicidade dos nossos dias, brota a beleza do chamado. Não somos iguais — trazemos em nós a riqueza de culturas, histórias, realidades e caminhos diversos — mas somos unidas por uma mesma paixão: o Reino de Deus. Um Reino feito de justiça, compaixão, fraternidade e libertação. Um Reino que queremos construir com coragem e ternura, sendo sinal de comunhão onde há divisões, e presença samaritana onde há feridas abertas.
Nossa vocação é dom e resposta. É encontro que transforma, partilha que gera comunhão e missão que envia. Enraizadas na espiritualidade do Mistério Pascal, aprendemos com Jesus a passar pela cruz com fidelidade, sem perder a confiança de que o amor é mais forte que a morte. Por isso, nos colocamos a caminho, como discípulas missionárias, em direção às “pessoas crucificadas de hoje”: aquelas marcadas pela pobreza, pela dor invisível, pelas injustiças que negam dignidade, e por tantas formas de sofrimento silenciado.
Na alegria de sermos irmãs, seguimos unidas, impulsionadas pelo Espírito, para ir em busca da vida onde ela está ameaçada. E assim, com gestos concretos, palavras que cuidam e presenças que restauram, anunciamos o Evangelho com coragem, ternura e esperança.
Porque acreditamos que a missão começa no coração que se deixa tocar… e floresce nos caminhos onde Deus continua a se revelar: nos crucificados de hoje, nos rostos esquecidos, nos clamores que ecoam no mundo.
