Hoje, 22 de Agosto, com gratidão e memória viva, lembramos a Páscoa de nosso Fundador Francisco de Campos Barreto – Segundo Bispo de Campinas – Pastor zeloso, homem de profunda fé.
Com olhar profético e coração sensível às necessidades do povo, Dom Barreto sonhou uma Congregação marcada pela simplicidade, pela coragem e pelo ardor missionário. Desde os primeiros passos da fundação, Dom Barreto repetia com ternura e firmeza: “As Senhoras são Missionárias”. Seus desejo era que cada irmã fosse presença de esperança onde a vida estivesse mais ferida.
Foi ele quem inspirou o Espírito de Saída que nos caracteriza até hoje: “As Missionárias foram chamadas para o trabalho junto às pessoas, tendo por clausura a rua e a casa do Povo” (DB – 1936)
Este espírito missionário, legado de Dom Barreto, permanece vivo em nós. Por isso, hoje, celebramos também o Dia da Vocação Missionária na Congregação, e renovamos a consciência de que nossa vida é chamada a ser dom, resposta de amor e serviço junto aos mais pobres e sofredores.
Que a Páscoa de nosso fundador seja para todas nós um apelo a continuar levando a alegria do Evangelho, como ele tanto desejou, fazendo da missão o lugar onde a vida se doa e floresce.
Dom Barreto vive em sua obra, e sua obra vive em cada Missionária de Jesus Crucificado!
