Menu Fechar

Juventude e Vocação de Madre Maria Villac

No dia 26 de fevereiro, comemoramos o natalício de Madre Maria Villac, nossa fundadora. Em honra a essa data tão importante para as Missionárias de Jesus Crucificado, compartilhamos a história de sua vida. Neste domingo, apresentamos a segunda parte: Juventude e Vocação.

Desde muito jovem, a vida de oração e o amor dedicado aos pobres fez de Maria Villac um verdadeiro exemplo e testemunho para os jovens ao seu redor, atraindo a todos com sua bondade. Aos 19 anos, no dia 26 de setembro de 1914, sentindo o despertar de sua vocação religiosa, ela se consagrou inteiramente a Deus. Mesmo em meio aos tumultos e à grande guerra de 1914, ela conheceu naquele contexto um sinal do plano divino para sua vida.

Em 1917, Maria Villac iniciou seu apostolado entre suas amigas, incentivando-as a trilhar uma intensa jornada espiritual e missionária. No dia 26 de setembro de 1918, fez um juramento de fidelidade eterna a Jesus Crucificado, reafirmando seu compromisso com o Evangelho. No ano de 1919, formou um grupo de práticas de piedade que estava presente em diversas Igrejas de Campinas, despertando um zelo apostólico que se refletia em seus lares e comunidades. Ainda nesse ano, Maria Villac fez o seu voto perpétuo de castidade e, durante um ano, cumpriu os votos de obediência e pobreza, demonstrando a sua total decisão de consagrar a sua vida ao serviço do Evangelho.

Em 26 de fevereiro de 1921, com 27 anos, ela se consagrou a Nossa Senhora, comprometendo-se integralmente a trabalhar por ela. No ano seguinte, em 1922, formalizou seus votos perpétuos de obediência e pobreza, reafirmando seu compromisso profundo com a missão a que foi chamada.

Desde os primeiros anos de sua vida, sua trajetória foi marcada pela busca incessante da virtude e pelo serviço ao próximo. Sua bondade e dedicação, enraizadas em uma identificação profunda com Jesus Crucificado, continuam a inspirar e transformar vidas à luz do Evangelho.

Ir. Marly Quermes e Ir. Mari Benítez, MJC