A Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado tem na sua essência o amor a Maria – nossa Senhora – como mulher da profecia, mãe e discípula de Jesus.
Por isso, neste 13 de maio, unimo-nos a todas as pessoas devotas de Nossa Senhora de Fátima, trazendo uma reflexão de nossa Irmã Luzia da Cunha Neves, MJC.

“A treze de Maio, na Cova da Iría, do céu aparece a Virgem Maria! Ave, Ave, Ave Maria! Ave! Ave, Ave Maria!”
Assim canta singelamente o Povo de Deus, em todo mundo, celebrando a festa de Nossa Senhora de Fátima, que se manifestou a três crianças: Lucia dos Santos (12 anos), Jacinta Marto (6 anos) e Francisco Marto (9 anos), na cidade de Fátima, Portugal no dia 13/ 05/ 1917.
Essas aparições de Maria, ocorreram no dia 13 de cada mês, de maio a outubro, sendo que a última, foi testemunhada pelo Povo que estava presente no local das aparições, através de inúmeros sinais. A Igreja Católica reconheceu oficialmente as aparições de Fatima em 1930, declarando-as “Dignas de Fé”.
Podemos considerar essa Visita de Maria, a Mãe de Jesus, através dos três pastorinhos em Fátima, como sendo uma Visita de Deus a todo mundo, como um apelo: à Oração, especialmente a reza do Terço; à Penitência em reparação dos pecados e à Conversão dos pecadores, com o objetivo de trazer a Paz, a Justiça e o Amor ao mundo, que estava vivendo no contexto da primeira guerra mundial!
– Qual o sentido e a Luz que esse acontecimento traz para nós, Hoje?
Assim como Maria visitou a Isabel (Lc l,39 -45) e às crianças, em Fátima, assim Ela continua sua Visita, para cuidar, proteger e guiar seus filhos e filhas, trazendo para nós Jesus, o Príncipe da Paz!
Sua predileção são os pequeninos, os pobres, os marginalizados, os migrantes, os sofredores de ontem e de hoje, pois são eles que acolhem a Boa Nova do Reino em primeiro lugar! Contudo esse Anúncio é para todo Povo, todos nós pecadores, que buscamos o caminho da Conversão, e do seguimento de Jesus: Caminho, Verdade e Vida!
Esse acontecimento trouxe muita perseguição para as três crianças, que muito sofreram para testemunhar a Mensagem de Fátima! Esse Anúncio Profético para nós hoje, nos desinstala para vivermos como “uma Igreja em saída”, nas periferias geográficas e existenciais, denunciando as injustiças e buscando o direito à Vida para todos.
O caminho aberto pela Mensagem de Fátima, no contexto de hoje: guerras, mudanças climáticas, e de tantos desafios para a humanidade, nos convoca à viver o Espírito das Bem-aventuranças, como Peregrinos e Peregrinas da Esperança, na certeza de que a Paz vencerá, pois o Ressuscitado está no meio de nós!
