Menu Fechar

27 de Maio| Dia Nacional da Mata Atlântica

Cuidar da Mata Atlântica é cuidar da vida!

O Dia Nacional da Mata Atlântica é celebrado anualmente em 27 de maio. A data homenageia a “Carta de São Vicente”, escrita em 27 de maio de 1560 pelo Padre José de Anchieta.

A Mata Atlântica é um dos biomas mais diversos do planeta, abrigando milhares de espécies de animais e plantas. Ela se estende por três países da América do Sul: Brasil, Paraguai e Argentina. No Brasil, ela abrange 17 estados, principalmente ao longo do litoral, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, incluindo áreas de grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Atualmente restam apenas cerca de 24% de sua cobertura original, devido ao desmatamento, à expansão urbana e à agricultura. Por isso, atitudes de preservação e cuidado são urgentes.

Esse dia tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a necessidade urgente de proteger e recuperar esse bioma. A data também serve para promover ações de conservação, como a criação e fortalecimento de Unidades de Conservação, reflorestamento de áreas degradadas e incentivo ao uso sustentável dos recursos naturais.

Como Missionárias de Jesus Crucificado, reconhecemos que cuidar da criação é parte essencial de nossa missão e assumimos a conversão ecológica como uma opção de vida. Que nossas palavras, gestos e projetos reflitam a esperança e o cuidado que brotam do Evangelho e da espiritualidade da Cruz. Seguimos firmes na missão de sermos guardiãs da vida e da criação.

 "Tudo está interligado, como se fôssemos um. Tudo está interligado nesta Casa Comum!"