Menu Fechar

17 de Maio| Dia Mundial da Reciclagem

Defender, promover e cuidar da vida é o nosso espírito como Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado. Por isso, neste 17 de maio celebramos o DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM. Dizia o químico francês, Antoine Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”-  expressão concisa sobre a conservação da matéria, princípio fundamental na ciência, que ajuda-nos a entender a importância da reciclagem. 

Por exemplo, o que fazer com uma tampinha  plástica de garrafa, que denominamos descartável? A resposta é: RECICLAR – TRANSFORMAR – FAZER COISAS NOVAS! Como por exemplo, uma bacia.

Para que isso aconteça nós, Missionárias de Jesus Crucificado, desenvolvemos o Projeto Tampinhas Solidárias. Uma iniciativa social, voluntária, que tem como objetivo principal, sensibilizar a população para o cuidado ambiental e a solidariedade humana. No município de Dracena, interior de São Paulo, este Projeto é uma ação assumida pela Pastoral da Ecologia Integral da Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fátima, onde estamos inseridas, procurando responder às urgências ambientais e sociais. É um ato de amor e fé a partir do Evangelho, fundamentado na Encíclica do Papa Francisco Laudato Si. 

Por meio do Projeto, o/a participante cuida diretamente do planeta e ajuda a garantir o acesso e permanência de crianças moçambicanas à educação básica e escolar. Como Igreja em saída, contribui concretamente com a missão em outro continente, confirmando que a missão cristã se realiza por meio da oração, partilha de bens e da entrega da vida. (At 2, 42-47). E podemos dizer com firmeza que cuidando somos cuidados, ajudando a transformar a realidade, somos transformados, recriados como filhos e filhas de Deus.

Esta iniciativa é simples. Consiste na coleta e venda de tampinhas plásticas para reciclagem. Todas as pessoas são convidadas a participarem.

Fazer o bem, faz bem!