Menu Fechar

Cooperação das Partes – COP 30: uma oportunidade para um futuro sustentável para o nosso planeta

A COP, ou Conferência das Partes, é o encontro anual das nações signatárias da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), criada em 1992 com o objetivo de negociar e estabelecer ações globais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e mitigar os impactos das mudanças climáticas.

Ao longo dos anos, as COPs se consolidaram como espaços essenciais para a negociação e a cooperação internacional no enfrentamento da crise climática. No entanto, os resultados têm sido desiguais, e a implementação dos acordos firmados continua sendo um grande desafio. O verdadeiro impacto dessas conferências é medido pela efetiva redução das emissões e pela capacidade de adaptação às mudanças climáticas — áreas em que ainda há muito a ser feito.

A cada ano, a COP é realizada em um país diferente e se concentra em temas prioritários, como a redução de emissões e a adaptação climática. Em sua 30ª edição, a COP acontecerá no Brasil, na cidade de Belém, no mês de novembro. O evento terá como objetivo principal revisar os compromissos globais para limitar o aquecimento do planeta, além de:

  • Estabelecer novas metas para a redução das emissões de carbono em nível mundial;
  • Fortalecer o compromisso global com o Acordo de Paris;
  • Ressaltar a importância da Amazônia na luta contra as mudanças climáticas;
  • Criar oportunidades para negócios sustentáveis e para o desenvolvimento de novas regulamentações ambientais.

A COP 30 representa uma oportunidade crucial para que líderes mundiais se reúnam e adotem medidas concretas no enfrentamento da crise climática, assegurando um futuro sustentável para toda a humanidade.

Também somos chamados a refletir sobre nossos modelos de consumo e a promover uma maior conscientização em favor do bem comum e da dignidade humana