Estamos celebrando o Tempo da Criação, uma jornada que culmina em 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis, o padroeiro da ecologia integral. Este período nos convida a permanecermos unidos(as), vigilantes e comprometidos(as) como Vida Religiosa Profética, dedicando nossos esforços para proteger nosso planeta, nossas comunidades e povos. Por meio de pequenas, mas significativas ações, somos chamados(as) a atuar em defesa da Terra. Que nosso compromisso com a Criação inspire outras pessoas a seguirem este caminho de cuidado e respeito por todas as formas de vida.
Todos os dias, testemunhamos abusos alarmantes contra a nossa Mãe Natureza. As queimadas, uma forma criminosa de agressão ao planeta, causam inúmeros prejuízos, desde problemas de saúde, como doenças respiratórias, até graves danos ambientais. Esses impactos afetam de maneira desproporcional os mais pobres e vulneráveis, que dependem diretamente da terra, das plantações e dos rios para sua subsistência. A destruição da natureza não apenas devasta o meio ambiente, mas também ameaça a segurança alimentar e a qualidade de vida das comunidades que vivem da agricultura, agravando sua situação de vulnerabilidade.
Nós, como Missionárias de Jesus Crucificado, temos o compromisso de nos levantar e defender a vida dos mais pobres e vulneráveis. Não podemos ficar em silêncio enquanto o fogo de vingança destrói o que sustenta o nosso povo. No dia 2 de outubro, às 19:30hs, será transmitida uma live sobre o Tempo da Criação no canal do YouTube da Conferência dos Religiosos(as) do Brasil (CRB Nacional). Convidamos você a se unir a essa grande ciranda do “Esperar e Agir com a Criação”, participando desse momento importante.
Visite o site do Tempo da Criação: www.tempodacriacao.org
Ir. Maria de Lourdes do Patrocínio, MJC