MJC: presença solidária onde a vida clama!
Como Missionárias de Jesus Crucificado – MJC, estamos inseridas na Amazônia brasileira a mais de 50 anos, assumindo a missão junto às pessoas mais necessitada e apoiando projetos missionários em defesa da vida das pessoas e da natureza. Atualmente estamos presente nos Estados do Amazonas, Rondônia, Pará e Maranhão.
No Pará, em Ananindeua, as MJC atuam, desde de 2022, no CAC (Centro Alternativo de Cultura) na comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz, no Bairro do 40 Horas, com educação libertadora positiva que ajuda e fortalece o pensar e o viver das crianças e adolescentes.
O Projeto foca sua ação na justiça socioambiental, direitos humanos e valorização da identidade e cultura Amazônica, através de encontros realizados semanalmente com atividades de acordo com os temas planejados, tais como: racismo, bullying, questões socioambiental e climática, COP 30 e violência contra as crianças.
É um trabalho voluntário de homens e mulheres (hoje com 7 mulheres voluntárias denominadas de educadoras populares) e de uma equipe pedagógica, socioambiental e psicológica do CAC) que contribuem na formação integral das crianças frente aos diferentes desafios no processo do crescer no ambiente Amazônico, na qual pode-se ver durante o processo de convivência o crescimento integral destas crianças.
Enfim o Projeto oportuniza às crianças possibilidades para perceber que no contexto Amazônico elas podem sentir o valor de pertencimento e ser protagonistas de suas vidas.