Menu Fechar

70 Anos de Vida Religiosa Consagrada| Irmã Maria Marcelina Borba Nobre

Irmã Maria Marcelina é natural de Pelotas/RS, ingressou na congregação em 1955 e professou os votos perpétuos em 1964. Ao longo de 70 anos de vida religiosa, sua missão se expressou em múltiplas frentes: serviços da comunidade, pastorais, formativas e administrativas.

No Brasil, passou por Porto Alegre, Uruguaiana, Pelotas, Rio Grande, São Leopoldo, Florianópolis, Londrina, Foz do Iguaçu e Viamão, colaborando em áreas como pastoral paroquial, trabalho la secretaria da Cúria, visitas domiciliares, formação de lideranças, trabalhos sociais, GRENI, diretora administrativa da SASE e apoio às irmãs idosas e enfermas.

Além do trabalho pastoral, assumiu funções de liderança: foi Consultora e membro da Coordenação Regional e secretária, e ecônoma da comunidade. Também integrou Equipes Congregacional como história, retiros e missão.

Internacionalmente, esteve em missão no Chile (Chillán e Taltal), onde animou grupos de liturgia, reflexão e estudos, formou lideranças para assembleias diocesanas, visitou famílias, acompanhou grupos populares de religiosidade (como o baile religioso moreno Piel Roja) e foi presença missionária em paróquias, capelas e zonas rurais.

Em Angola, em Luanda, atuou fortemente na pastoral paroquial, em contexto de reconstrução social e eclesial.

Com sensibilidade social, esteve sempre engajada na promoção da vida, justiça e dignidade, inclusive como integrante ativa do grupo de Consciência Negra da congregação.

Atualmente, Irmã Maria Marcelina reside em Porto Alegre/RS, na Comunidade São José, onde permanece sob cuidados de saúde, testemunhando com sua vida a fidelidade e a entrega missionária.