Menu Fechar

22 de Abril| Dia da Terra

Hoje, 22 de abril no Dia da Terra, refletimos sobre a importância de cuidar do nosso planeta. Não é apenas um dia festivo, e sim um chamado de atenção para nós, é relembrar de nossa responsabilidade coletiva de proteger a Mãe Terra. A deterioração ambiental, as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade e a distribuição desigual dos territórios, são desafios urgentes que precisam de soluções imediatas e sustentáveis.

No Brasil, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) atua diretamente na defesa dos direitos das comunidades camponesas, indígenas, quilombolas e trabalhadores do campo, que são verdadeiros guardiões da natureza. A CPT luta pela justiça social, pela terra para quem nela vive e trabalha, e pela preservação dos bens naturais. Proteger a Terra é também proteger os povos que dela cuidam, garantindo um futuro mais justo e sustentável para todos.

Irmã Rosalina Souza da Comunidade Missionária de Sucesso – CE, compartilha conosco um pouco da sua caminhada Junto a CPT na Diocese de Crateús.

Antes de tudo, caminhar!
“Caminhada do povo de Deus na travessia de Israel em direção a Terra prometida. Essa é a história dos trabalhadores sem-terra do Brasil. Caminhadas, travessias em busca da sua terra Prometida. Difícil, saída da escravidão para a liberdade, liberdade desejada pelo Senhor da vida. Por isso não podemos recordar o êxodo Bíblico, sem pensar em tantos irmãos e irmãs que hoje fogem da situação DE MISERIA, VIOLÊNCIA e vão a procura de uma vida melhor.

Nossa caminhada Pastoral é recheada de acompanhamentos as comunidades, que alguns casos até conquistaram a terra, mas faltam todas as condições para trabalhar e viver de fato na sua terra prometida. E algumas que ainda nem a terra conquistaram.

Através da CPT, nas parcerias com MST e com Sindicatos dos trabalhadores rurais, continuamos nossa luta e compromisso.

Através da CPT, nas parcerias com MST e com Sindicatos dos trabalhadores rurais, continuamos nossa luta e compromisso.