
O Dia Mundial do Doador de Sangue foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004, e é comemorado anualmente em 14 de junho, em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, o médico austríaco que descobriu os grupos sanguíneos.
O objetivo deste dia é conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras e garantir o fornecimento de sangue seguro e suficiente para todos os pacientes que necessitam.
A doação de sangue é vital para o tratamento de diversos tipos de doenças, condições e outras emergências médicas. Além disso, uma única doação de sangue pode salvar até três vidas, o que torna a participação de cada pessoa extremamente significativa.
É importante destacar que a doação de sangue é segura, rápida e não traz riscos à saúde do doador. A cada doação, são retirados cerca de 450 ml de sangue, um volume que o corpo é capaz de repor rapidamente.
Para ser um doador, é necessário atender a alguns requisitos básicos, como ter entre 16 e 69 anos (variando conforme as regulamentações locais), pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde.
Como Missionárias de Jesus Crucificado, destacamos o valor deste ato de solidariedade que pode salvar vidas; incentivamos a participação consciente e regular de doadores; e acreditamos que doar sangue é uma expressão concreta do amor ao próximo e da responsabilidade social.
A cada doação, um gesto simples pode representar a diferença entre a vida e a morte para alguém. Doe sangue! Doe vida!
